quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Coral Zanzalá é representante brasileiro em concerto musical em Nova Iorque

Coral foi escolhido para compor a versão de “Messias”, de Handel.

O Coral Zanzalá, de Cubatão, já prepara as malas voar rumo a Nova Iorque. E desta vez, a viagem será musical: o grupo artístico vai representar o Brasil no concerto de fim de ano do Distinguished Concerts Internacional New York, o DCINY. A viagem é semana que vem, dia 26, e a apresentação internacional acontece dia 30/11, no Avery Fisher Hall Center, com a Orquestra do DCINY. O Zanzalá formará um imenso coral com 400 vozes de várias partes do mundo, como a França, Guatemala, Estados Unidos, Hong Kong, Austrália e Alemanha.

O convite para o Coral cubatense pisar em terras norteamericanas veio de Jonathan Griffith, Regente e Diretor Artístico do espetáculo, já tradicional em Nova Iorque. Ao visitar um vídeo do Coral Zanzalá em que interpretou brilhantemente “O Messias”, de Handel, junto com a Banda Marcial de Cubatão, o diretor ficou impressionado com a qualidade técnica do Coral. E foi daí que começou a conversação.

A ideia é que cantores do Zanzalá participem de dias de master classes, culminando na apresentação junto à orquestra e outros artistas vindos de diferentes países do mundo. “O DCINY tem muito cuidado ao escolher os artistas que integrarão esse espetáculo, em especial. Há alguns anos temos convidado grupos latinoamericanos para a apresentação e o resultado tem sido muito positivo”, afirmou Jason Mlynek, um dos produtores da Cia, que fez contato direto com a maestrina Nailse Cruz.

O Zanzalá recebeu o convite com muita alegria, afinal, atesta a dedicação dos artistas e a busca por novos repertórios. O DCINY recebe artistas, bandas sinfônicas, orquestras e grupos de câmara de ponta, de todo o mundo, com uma ampla e diversificada programação. “O DCINY é uma das produtoras de concertos mais bem conceituada dos Estados Unidos. Carregam artistas de todo o mundo para os espetáculos que norteiam o Carnegie Hall e Lincoln Center. O convite nos deixa ainda com mais vontade de trabalhar”, afirma a regente. Tão logo o contrato seja assinado, o Coral já recebe as partituras para iniciarem os estudos.
Um sonho patrocinado – A Prefeitura de Cubatão e uma empresa da cidade estão patrocinando a ida e permanência dos artistas em Nova Iorque. A empresa que abraçou o sonho musical não quis divulgar o nome.

“É muito importante que os empresários da cidade participem desse momento histórico na vida e obra do Coral Zanzalá, um grupo artístico que nasceu no então Conservatório Musical de Cubatão e que hoje representa com maestria a vocação artística de Cubatão. Fiquei muito feliz em ver que todo esforço por parte dos cantores, músicos e regentes vale a pena”, disse a prefeita Marcia Rosa que garantiu, não poupará esforços para ver esse sonho musical concretizado.

Todos aqueles que desejarem mais informações sobre o projeto e queiram colaborar podem entrar em contato pelo email gruposartisticoscubatao@gmail.com ou pelo telefone (13) 3362-0837, com Pedro Bianchini. Outros Grupos Artísticos de Cubatão, como a Banda Sinfônica e a Banda Marcial também já tiveram a oportunidade de viajar para Áustria e Chile, respectivamente, levando a boa música dos grupos artísticos cubatenses.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário