quarta-feira, 12 de novembro de 2014


O Coral Zanzalá busca uma conexão com a plateia através da paixão e percepção da música em movimento. Não são apenas notas, tons, divisões vocais: o Grupo, formado por 60 cantores, tem alma própria. É um ponto de encontro dos mais diversos artistas, das mais diferentes correntes, consolidando um projeto musical que garimpa o que há de melhor para se cantar.
Especial por excelência possui um eclético repertório que vai do erudito ao contemporâneo, passeando pela MPB, Música Gospel Norte-americana (Negro Spirituals), Cancioneiro Popular do canto coral e World Music.
Surgiu em 1978, dentro do então Conservatório Musical de Cubatão (hoje Escola Técnica de Música e Dança), fruto do sonho do maestro Rodrigo Augusto Tavares. De um projeto experimental, tornou-se referência regional pela qualidade técnica e atuação cênica de seus cantores e foi oficializado em 1993. Nesses 20 anos produziu vários espetáculos como Ópera do Malandro (2005) e De tudo se faz canção (2008), além da especial participação em Queen Sinfônico e Help, onde dividiu o palco com a Banda Sinfônica de Cubatão. Em 2013 teve dois novos desafios: A obra Alexander Nevsky, de Prokofiev, com a Banda Sinfônica de Cubatão e 9 Coros do Messias, de Handel, com a Banda Marcial de Cubatão.
É considerado um dos 13 corais mais importantes do Estado de São Paulo, representando a Baixada Santista no Mapa Cultural Paulista por várias  vezes. Já se apresentou nas salas de teatro mais conceituadas do País como o Memorial da América Latina e Teatro Sérgio Cardoso (SP) e Teatro Coliseu e Sesc (Santos). Atualmente é regido por Nailse Machado e Fernanda Tavares.

Significado de Zanzalá
A palavra Zanzalá significa flor de Deus. É o nome da flor “aleluia” que floresce no coração da Serra do Mar. Para o escritor cubatense Afonso Schmidt, “Zanzalá” era também o nome ideal da cidade prometida, retratada em uma de suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário