terça-feira, 6 de setembro de 2011

Saiba como foi o Concerto Canto Literário no último dia 03/09.

Coral Zanzalá lota Pinacoteca de Santos no
projeto Canto Literário




Poesias musicadas foram destaque na apresentação que aconteceu no fim de semana

Dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo da Literatura mas através da Música! Uma surpreendente apresentação do Coral Zanzalá, de Cubatão, encantou a todos no salão nobre da Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, no último fim de semana (3/9). O Grupo Artístico participou do projeto Cantro Literário, que tem por objetivo divulgar a literatura através do canto coral, reunindo as equipes mais importantes e competentes da região.
O belo salão da Pinacoteca, cheio de glamour e detalhes, foi tomado pelo Coral, formado por mais de 50 vozes, e sob o comando da maestrina Maria Fernanda Tavares e da regente-assistente, Nailse Cruz. O trajeto pelo mundo da prosa e poesia foi conduzido através de lindos arranjos compostos especialmente para a formação de canto coral.
O programa incluiu “Canção amiga”, de Carlos Drummond de Andrade e música de Milton Nascimento, “Colar de Carolina”, de Cecília Meireles, composição musical de Diana Pequeno e “O mais que perfeito”, poesia de Vinícius de Morais, musicada por ele mesmo e que recebeu arranjo de Nivaldo Santiago.
E entre uma melodia e outra, que privilégio acompanhar os pensamentos dos mestres da Literatura brasileira como Manuel Bandeira, Osvaldo Lacerda, Arthur Azevedo, Ferreira Goulart e Augusto de Campos. O encerramento da noite regada à letra e música, foi em grande estilo, com a apresentação de “Língua”, de Caetano Veloso, com arranjo de Ana Yara Campos. Para o público, tão importante quanto a música, foi a mensagem do projeto “Canto Literário”, completamente expressa na pergunta de Caetano:
“Gosto do Pessoa na pessoa / Da rosa no Rosa / E sei que a poesia está para a prosa /Assim como o amor está para a amizade /E quem há de negar que esta lhe é superior?”

Texto e fotos: Morgana Monteiro

20110906-SECULT-Canto Literario-MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário